O que é?
Rosetta 1.0 é uma tecnologia inovadora que visa ajudar as partes interessadas no campo de roupas em fim de vida util a redirecionar cada peça para o destino circular mais adequado.
É uma plataforma digital que facilita o reaproveitamento e a reciclagem de resíduos têxteis descartados ao conectar os mesmos a pessoas ou entidades que podem reutilizá-los para criar novos produtos. A ideia central do Rosetta 1.0 é transformar resíduos em recursos, promovendo a sustentabilidade na cadeia produtiva da moda.
A plataforma é sustentada por uma tecnologia de Inteligência Artificial e Big Data para catalogação e digitalização automática de resíduos têxteis pós-consumo, que extrai dados úteis da imagem, do etiqueta de cada peça de roupa e, acima de tudo, recomenda a melhor forma de reutilização das peças.
Porque?
Cada peça é diferente, tem características únicas, é adequada para usos específicos e, consequentemente, pode ser recuperada de várias formas seguindo diferentes rotas de reciclagem.
Por exemplo, uma camisa preta 100% algodão com um furo nas costas não pode ser revendida como está. No entanto, o mesmo item, uma vez que é feito de um material e uma cor, pode ser reciclado, regenerando tiras para a produção de novas peças. O mesmo, se feito de uma mistura de algodão-acrílico, não pode ser reciclado, mas se estiver em perfeitas condições pode ser reutilizado por outra pessoa. Os casos são muitos, assim como a variedade de peças.
O objetivo do Rosetta 1.0 é ajudar as partes interessadas do setor a coletar dados e catalogar peças de forma precisa e automatizada, direcionando cada peça para a melhor forma de recuperação circular.
Quais são as maneiras de lidar com resíduos têxteis?
Reutilização da Roupa
Para aquelas peças em perfeito estado e feitas de bom material que podem ser revendidas em lojas de roupas usadas ou brechós.
Reciclagem Mecânica ou Química
Para aquelas peças compostas por 100% de um único material e cor, a partir das quais novos fios e tecidos regenerados podem ser criados.
Upcycling ou remodelação
Para peças de bom material, mas com defeitos que impedem a revenda, que podem ser retrabalhadas com atividades de alfaiataria.
Isolamento
Para aquelas peças de vestuário em muito mau estado e com composição mista, portanto não revendáveis e não recicláveis, mas utilizáveis em muitos campos da construção.
Como?
A inteligência artificial da Rosetta 1.0, com base em uma simples foto da peça e sua etiqueta, identifica as características relevantes para recuperação, como tipo de peça, cor predominante, estação, composição do material, etc., e recomenda as melhores maneiras de lidar com essa peça.
Uma plataforma digital de vendas B2B e B2C é conectada a essa tecnologia de catalogação, que permite que entidades de moda circular (por exemplo, brechós, associações de reciclagem, marcas de upcycling e alfaiates) encontrem e selecionem as peças mais adequadas para seu uso e as comprem on-line de forma transparente.
Graças a essa plataforma, a Rosetta 1.0 permite a correspondência da oferta e demanda B2B e B2C por peças usadas, ou seja, entre o mundo da gestão de resíduos têxteis e o mundo da moda circular.
O Rosetta 1.0 já está pronto e a plataforma será lançada oficialmente nos próximos meses. Entre em contacto conosco se tiver interesse no serviço.